sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Você já ouviu falar em Tipologia Gastronomica?

TIPOLOGIA DE ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS

Entende-se por tipologia o estudo do conjunto das características essenciais que definem uma categoria, classe ou grupo analisado.
Estudar tipologia significa se preparar para entender o conjunto de produtos e serviços que compõem cada tipo de estabelecimento. Entender as expectativas do cliente relativas à operação e aos serviços que deverão ser oferecidos.
A tipologia classifica os vários tipos de estabelecimentos que se destinam à produção e venda de alimentos e que reúnem semelhanças nos serviços prestados aos clientes, formas de produção e modo de atendimento e venda.
Existem diversas classificações. As formas mais usuais classificam os estabelecimentos por tipo de produto, na qual são relacionados os tipos de estabelecimentos mais comuns do setor de A&B. Há formas de classificação que consideram o tipo de serviço, tipo de produção culinária, localização física, regionalidades e nacionalidades e outras mais.
Observa-se que o critério mais adotado pela grande maioria de guias de bares e restaurantes de São Paulo é a divisão por tipo e preço de produto, ao indicarem através de cifrões a média de preços do cardápio de cada setor relacionado.

CLASSIFICAÇÃO DE MÜLLER & WOODS

Muller & Woods (1994), professores e pesquisadores de universidades americanas, classificam os vários tipos de estabelecimentos que destinam  a restauração, produção e venda de alimentos e bebidas e que reúnem semelhanças  nos serviços prestados aos clientes, formas de produção e venda, por especialidade, por tipo de produto e por faixa de preço(gasto por cliente)

Trata-se de um resumo da “indústria de restaurantes” que esclarece os atributos de cada tipo de restaurante, do ponto de vista da gestão e dos clientes (Muller & Woods, 1994).

A divisão do mercado adotada, relaciona dados gerenciais, tais como: conceito, preço de venda, nível e estratégia do serviço, em 04 grupos iniciais. Basicamente,levam em consideração o fator econômico e o tipo de produto, com base no Custo X Benefício (qualidade percebida, versus, valor pago):
  • Quick Service- Econômicos
  •  Middle Scale( Midscale) Familiar- Nível Médio
  • Moderate Scale- Moderado-Gastronômico)
  • Up Scale- Luxo- Alto Nível  

Em Segundo nível, apresenta-se uma divisão para os grandes conglomerados gastronômicos, com grande giro de clientes. 

  •  Business Dining- Concessionárias- Coletividade
  •  Multiunit Restaurants- Rede- Franquias 
Como quick Service Podemos citar Padarias, Quilo e Lanchonete com faixa de Preço entre R$5,00 e (+/-) R$20,00
Como Middle Scale Podemos citar Cantinas Italianas, Pizzarias e Churrascarias com faixa de Preço entre R$20,00 e (+/-) R$ 100,00
Como Upscale-Luxo Podemos citar o Fasano com faixa de Preço entre R$60,00 e(+/-) R$150,00
Business Dining- Bem ai  são aqueles restaurantes que servem dentro de empresa mas não tem um  estabelecimento próprio na rua.
Multiunit- Restaurants- Franquias podemos citar  o Star Bucks que também não dá pra saber exatamente seu Tiket Médio  













4 comentários:

  1. PArabéns ta muito bem explicado e detalhado seu blog ; )

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  2. Bacana! Onde eu consigo o texto original?

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  3. Amei a explicação, simples, clara e objetiva. Obrigada!

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  4. Parabéns! Muito bem explicado.
    Sem duvidas usarei parte da sua explicação para compor um trabalho de faculdade. Com você marcado nas referencias claro, gratidão!

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