Hoje resolvi falar sobre o Fernand Point
Fernand Point
- Chef francês nascido Louhans 1897; Mestre de la cuisine grande e “Pai da Novelle Cuisine”.
- Fernand Point foi um dos maiores chefs que já viveu.
- Seus ensinamentos culinários e orientação deixou um legado de chefs renomados do mundo que carregam a tocha. Eles incluem Paul Bocuse, Alain Chapel, François Bise, Louis Outhier, e Jean e Pierre Troisgros.
- Chef com Pontos Positivos como a liderança e a reputação.
- Um turco, jovem ajudou a estabelecer ordem nos restaurante numa espécie de pirâmide Hierárquica como uma meca gastronômica internacional, que abriu aos 26 anos de idade.
- Seu restaurante tem o nome de uma vizinha Roman Pyramid que marcou a volta de uma pista de corridas de bigas.
- Ele é mais lembrado por sua filosofia culinária, a generosidade que ele mostrou para seus funcionários e do público, alimentando as pessoas mais do que nunca esperando tornar um modo de vida. Ele também era um crente muito forte.
- Fernand Poit talvez seja a figura mais enigmática da gastronomia moderna
- Pouco se sabe sobre ele, se comparado a outros expoentes.
- Talvez porque tenha trabalhado a vida toda no seu próprio restaurante, o La Pyramide, em Vienne, perto de Lyon.
- Jamais publicou um livro, mas foi mentor de grandes nomes da gastronomia moderna.
- Defendia o uso de ingredientes frescos, preparados no último momento. Não admitia que os pratos ficassem prontos de um dia para o outro.
- Sua cozinha é a do foie-gras, das trufas, dos frutos do mar, da cozinha regional elevada a um grau de sofisticação transcedental.
- E também da cozinha simples. É atribuída a ele a seguinte frase: “O sucesso é a soma de pequenas coisas feitas ao ponto”.
Um Pouco mais da Vida dele:
Chefs de Cozinha , o imperador de toda a cozinha francesa moderna, pode que ser estejamos falando de uma forma muito lisonjeira, mas foi graças a ele que os estilos culinários começaram a tomar fineses, delicadeza e acima de modernidade.
Fernand Ponto nasceu em Louhans, na região francesa da Borgonha, em 1897, seu pai é dono de seu próprio hotel-restaurante. Foi ai que começou seu trabalho e sua aprendizagem, juntamente com sua mãe e avó, ambas cozinheiras. Estas foram as primeiras reuniões que teve com a cozinha, começou imediatamente a seguir a sua paixão os sabores sempre encantados com o aroma de guisados e caldos e panelas.
Incansável ainda mais, ele viajou para a França em busca de sua própria aprendizagem em restaurantes e hotéis em Paris, onde adquiriu experiência para gerar suas próprias ideias.
Em 1923, seu pai deixou o hotel e se mudou para Viena Louhans onde inaugura sua nova localização, mas o ano 1925 é o ano em que o pai de Fernand morre e ele toma o controle do restaurante. A remodelação e aumenta a sua capacidade, muda seu nome para “The Pyramid”, que ainda hoje mantém suas funções.
Ele estava em seu próprio restaurante, onde ele desenvolveu seu estilo. Suas diretrizes foram direto para a cozinha, segurando um domínio sobre sua brigada. Ele tinha uma personalidade perfeccionista excêntrico, jovial, e intransigente. Tudo isso faz com que ele adquirir fama, especialmente entre os críticos gastronômicos do período, dos quais Curnonsky fez mais elogiados porque foi capaz de entregar grandes obras culinárias com ingredientes nobres e simples, como nos seguintes exemplos de algumas dos pratos de assinatura:
O ovo frito … mas naquela época marcou grande parte de sua maneira de fazer os ovos. Sua técnica era para quebrá-las sobre uma manteiga derretida e leve ao fogo baixo, ficando gema cozida clara e cremosa. Eles foram, então, temperados com sal e pimenta moída na hora e depois descansar em um prato que era respingado com manteiga mais derretida. Sem dúvida, esses prazeres simples que nós gostamos.
Sua famosa batata gratinada, que nada mais era do que batatas, sal, pimenta, alho, creme de leite e manteiga. Fernand usado para esfregar alho cabeças inteiras de desfazer em panelas de barro, que deu o seu aroma e assinatura única
Para pratos, temos a Sole para Fernand Point, um tipo de linguado em massa fresca ralada com molho de frutos do mar. Mas foi o molho que se destacou, dizem que possuía generosa dose de creme de leite, a manteiga, as gemas junto com bons temperos de cozinha (nage) frutos do mar.
Se há algo que é indiscutível é que ele foi um pioneiro gastronômico, porque deu um monte de seus estilos e foi a primeira em muitos prêmios culinários. Por exemplo, foi um dos primeiros a receber 3 estrelas Michelin, foi um dos potenciadores da Nouvelle cuisine juntos com outros que foram os chefs e os irmãos Troisgros, Paul Bocuse , Alain Chapel, entre outros, seu restaurante foi um dos primeiros!!!
E quem também foi estilizando mesas de montagem em restaurantes, acrescentando louça fina, decorações do partido e fio de linho de tabela.
Além de sua personalidade excêntrica, Fernand Ponto conhecido por seu senso de humor e a sociabilidade, quando as pessoas viram que sentiu respeito imediato, e medindo 1,92 metros e pesava 165 kg, que está a falar de um “Chef enorme”.
Inclusive seu fim foi chamado de “Magnum”, uma vez que esse apelido foi para garrafas de champanhe de 1,5 lt. Sagradamente Dos quais um deles bebia todos os dias. Definitivamente alguém que gostava da boa vida … e em suas seguintes afirmações provou isso:receber muitas visitas de celebridades, incluindo presidentes, atores, escritores e muitos famosos em todo o mundo.
Inclusive seu fim foi chamado de “Magnum”, uma vez que esse apelido foi para garrafas de champanhe de 1,5 lt. Sagradamente Dos quais um deles bebia todos os dias. Definitivamente alguém que gostava da boa vida … e em suas seguintes afirmações provou isso:receber muitas visitas de celebridades, incluindo presidentes, atores, escritores e muitos famosos em todo o mundo.
“Manteiga! Passar a manteiga! Sempre com manteiga!”
“Os garnituras ser combinados como um laço em um terno”
“Eu era muito cuidadoso quando eu morava, então eles morrem muito saudável”
Ele não conseguiu viver muito tempo, e morreu aos 58 anos, mas deixa seu enorme legado e conhecimento para seus discípulos continuam atualmente transferindo seus princípios como a tecnologia moderna, como nos dias de hoje.
Hoje, o restaurante “The Pyramid” continua a servir como naqueles dias, com uma cozinha requintada e multa. Mantendo intocáveis as suas 3 estrelas e seu público gourmet.
Definitivamente, Fernand Point é alguém que pode servir como uma grande inspiração. Primeiro temos um grande respeito pela sua vida e ensinamentos, tanto insistiu na transferência de conhecimentos entre cozinheiros sem manter qualquer segredo. Para continuar a tirar o máximo proveito dos nossos produtos finos, oferecendo toda a nossa paixão em um prato simples, acompanhado com grande carisma e sociabilidade para o nosso próximo e clientes. (Mas a garrafa de champanhe que deixo para você …)
Nenhum comentário:
Postar um comentário